Devido diversas mudanças ocorridas na rotina dos condomínios nesta pandemia, como o aumento nos custos e a redução das arrecadações (devido a inadimplência), têm levado administradores, síndicos e moradores a buscarem novas soluções para controlar e diminuir os custos com operações, energia elétrica, água, pessoal, etc.
Segundo Sr. Wilson José Bahia, síndico do Condomínio Parque Residencial Taquaral, os principais problemas foram:
- As obras que já haviam sido iniciadas e que precisaram ser suspensas em aguardo as normas regulamentares da Prefeitura Municipal;
- Trabalho em Home Office e a dificuldade de controle sobre o barulho, principalmente das crianças em áreas comuns.
Algumas medidas foram de vital importância para manter a ordem e o perfeito funcionamento de todo condomínio, por exemplo:
- A instalação de totens de álcool em gel em todas as entradas de bloco (17 no total);
- A proibição da circulação nas áreas comuns sem máscara;
- Retirada de todos os bancos da praça existente no condomínio;
- Comunicação intensiva e dinâmica sobre os cuidados necessários e as regras implantadas realizadas através das telas de comunicação instaladas nos elevadores.
Outro exemplo é a procura por sistemas que reduzem custos com pessoal, através de empresas que oferecem melhores condições e preços. A Portaria Virtual tem sido uma boa alternativa para esta redução.
Outras opções como Monitoramento de perímetro, readequação de sistemas e portaria remota em conjunto com a portaria autônoma, também são alternativas seguras.
A redução de custos deve ser revista em todos os detalhes, vazamentos de água, instalação de sistemas de energia solar, irrigação de jardins, sistemas autônomos de luzes de escadas, materiais e equipamentos de limpeza, entre outros, devem ser analisados com todo cuidado, e desta forma, melhorar o dia-a-dia do condomínio e passar por esta fase sem abalos graves.
Redação e Edição – Cristiane Barros
Fone
(19) 99190-3970 - Portal
Horário
Segunda a Sexta
09:00 - 17:00 Horas
E-mail:
portal@solucionasindico.com.br
Sugestões e Reclamações:
ouvidoria@solucionasindico.com.br