Os empreendimentos atuais, em sua concepção, já trazem um conceito bem amplo de áreas de lazer, similares a clubes, onde temos toda uma infraestrutura voltada para os condôminos e seus familiares. Uma gama de espaços é estruturada para tanto, tais como quadra poliesportiva, piscina, sauna, fitness, espaço gourmet, salão social, sala de jogos, brinquedoteca, etc.
IMÓVEL VALORIZADO
Toda essa estrutura contemporânea nunca antes construída nos antigos empreendimentos valoriza os imóveis, dá prazer aos condôminos e também comodidade, pois não se faz necessário sair de sua residência para se praticar esportes, receber amigos em pequenos eventos sociais, acompanhar seus filhos enquanto estão se divertindo e brincando e tudo isso com mais segurança e tranquilidade.
Mas, o que é perfeito para os condôminos não é uma maravilha para a administração do empreendimento. Veja que toda essa gama de espaços prontos para o lazer do morador demanda uma série de cuidados e trabalho para a gestão condominial. Imaginemos que administrar todo esse aparato com suas demandas estruturais e legais não seja fácil.
DEMANDA ATUAL
Há uma extensão do que antes se restringia ao uso da área particular para a área comum, de forma que o Síndico e seu staff devem estar preparados e atentos para atender a essa atual demanda.
As piscinas costumam ser aquecidas e o cuidado com o tratamento da água é redobrado, pois a proliferação de bactérias é maior. O cuidado com as crianças nesse espaço deve ser redobrado para se evitar acidentes. Cabe à administração alertar pais e responsáveis para que cuidem dos pequenos enquanto estiverem fazendo uso desse espaço. O uso de alimentos e bebidas nesse local deve ser abolido salvo se houverem mesas próprias para esse fim.
As saunas devem ser organizadas para que não haja quebra de privacidade entre os sexos masculino e feminino. O ideal é estipular dias alternados para o uso, evitando problemas de relacionamento entre os moradores.
O fitness deve estar estruturado com equipamentos aptos e adequados e obedecidos os limites de tara (peso) para cada equipamento, evitando, assim, acidentes. As crianças devem ser proibidas de acessar esse espaço, mesmo em companhia dos pais, pois os riscos são grandes.
EVITAR MAU USO
A quadra deve estar com sua estrutura em ordem e com as manutenções periódicas em dia. Caso seja de uso também de adolescentes e adultos, a administração deve estipular horários para cada categoria de idade. Toda essa gama de cuidados e operação demandada pelas áreas de lazer traz ao gestor um trabalho maior e muitas vezes aborrecimentos pelo mau uso dos locais.
O que temos muitas vezes são pessoas circulando sem camisa ou de trajes de banho pelos elevadores e áreas comuns sociais, crianças frequentando o fitness, pessoas comendo e bebendo dentro das piscinas, pessoas convidadas fazendo uso das piscinas, falta de decoro na sauna, barulhos excessivos nos salões sociais durante as festas, pessoas fumando em áreas comuns, etc.
Vejam que se não houver bom senso no uso das áreas de lazer, esses espaços concebidos com a destinação de recreação se tornam um inferno sem fim para condôminos e administração.
MUITA INFORMAÇÂO
Como sugestão devem ser afixadas placas constando as normas de uso, informativos periódicos nos elevadores e através da internet e até mesmo palestras ministradas por profissionais alertando sobre os riscos que o mau uso dessas áreas pode causar aos seus usuários.
Vamos pensar no todo e não esquecer que espaço comum não é uma extensão de sua unidade privativa.
Fonte: http://bit.ly/2WCWmRR
Fone
(19) 99190-3970 - Portal
Horário
Segunda a Sexta
09:00 - 17:00 Horas
E-mail:
portal@solucionasindico.com.br
Sugestões e Reclamações:
ouvidoria@solucionasindico.com.br