O vírus causador do COVID-19 se transmite com maior frequência por gotículas respiratórias invisíveis deixadas no ar quando uma pessoa infectada tosse ou espirra. Mas essas gotinhas minúsculas também podem pousar em superfícies que outras pessoas tocam, que por sua vez podem ser infectadas quando colocarem as mãos em seus olhos, nariz ou boca.
As evidências atuais apontam que o novo Coronavírus pode permanecer viável por até 3 horas no ar, 4 horas em cobre, 24 horas em papelão e de dois a três dias em plástico e aço inoxidável.
A limpeza de objetos e superfícies, seguida de desinfecção, são medidas recomendadas para a prevenção da COVID-19 e de outras doenças respiratórias e virais em ambientes comunitários.
Somente a desinfecção dos ambientes, objetos e superfícies é capaz de destruir todos os microrganismos patogênicos, como as bactérias e vírus.
“O mais importante e essencial ao combate do Coronavírus é manter o ambiente e as superfícies limpos e executar a desinfecção de espaços (públicos ou privados) de grande circulação de pessoas."
A desinfecção de ambiente é um procedimento que deve ocorrer com uma certa frequência para o vírus não se propagar, lembrando também a importância de lavar as mãos com água e sabão, usar sempre álcool em gel 70% e a máscaras de proteção.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o uso de produtos para limpeza e desinfecção de superfícies (saneantes) são aliados importantes para prevenir infecções pelo Coronavírus.
“Esses produtos devem ser usados para limpeza e desinfecção dos ambientes, utensílios e objetos - chão, superfícies de móveis, maçanetas, corrimãos, interruptores de luz, e etc.”, explicou a diretora da Vigilância Sanitária Estadual (DIVISA), Tatiana Chaves.
"A presença de pragas e vetores nos ambientes dificultam a limpeza e desinfecção, práticas que são necessárias ao combate do Coronavírus”, ressaltou Tatiana Chaves.
Portanto, vale lembrar que os serviços de desinsetização e dedetização também são necessários e eficientes para o controle de pragas e vetores, uma vez que são transmissores de endemias e doenças, como a Dengue, Zika e Chikungunya.
“Em meio a pandemia do Coronavírus não se pode esquecer que continuam existindo outras doenças e agravos à saúde da população."
Redação
Soluciona Síndico
Fone
(19) 99190-3970 - Portal
Horário
Segunda a Sexta
09:00 - 17:00 Horas
E-mail:
portal@solucionasindico.com.br
Sugestões e Reclamações:
ouvidoria@solucionasindico.com.br