O que se sabe e o que falta saber sobre o incêndio que atingiu prédio no Centro de Campinas e deixou 4 feridos.

O que se sabe e o que falta saber sobre o incêndio que atingiu prédio no Centro de Campinas e deixou 4 feridos.

Condomínio na Rua José Paulino conta com 130 apartamentos, e ao menos quatro deles foram atingidos pelas chamas na tarde de domingo (17). Confira perguntas e respostas sobre o caso.

Passados os trabalhos de resgate às vítimas, rescaldo e vistoria, as autoridades agora tentam descobrir o que provocou o incêndio que atingiu um prédio na Rua José Paulino, no Centro de Campinas (SP), na tarde de domingo (17). Quatro pessoas ficaram feridas, uma delas em estado grave.

Na segunda-feira (18), durante uma segunda vistoria, a Defesa Civil manteve a interdição de seis apartamentos, mas liberou outros três que também haviam sido interditados na primeira análise. O fogo começou em um imóvel do sexto andar e se espalhou pelo prédio.

Confira as primeiras informações em nossa matéria exclusiva:https://www.solucionasindico.com.br/informe-se/ambiente/164-familias-sao-desalojadas-por-incendio-em-predio-no-centro-de-campinas

 

1. Onde o fogo começou?
O prédio atingido pelo incêndio possui 130 apartamentos e está localizado na Rua José Paulino, uma das ruas principais do Centro de Campinas.

O fogo começou em um imóvel do sexto andar e se espalhou para ao menos outras três unidades.

 

2. Como foram os trabalhos de resgate e rescaldo?
Ao menos nove viaturas, entre carros de bombeiros, ambulâncias e a Guarda Municipal foram ao local. O helicóptero Águia, da PM, também sobrevoou a região do prédio. A Rua José Paulino ficou interditada durante o combate às chamas, que durou cerca de uma hora.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, no momento em que a corporação chegou ao local, a maioria dos moradores já tinha saído. A escada de incêndio funcionou normalmente.

O trabalho de rescaldo do Corpo de Bombeiros seguiu até a noite de domingo.

whatsapp-image-2022-07-17-at-17.24.02-1-.webp

Samu atendeu mulher que inalou fumaça durante incêndio em prédio no Centro de Campinas — Foto: Jonatan Morel/EPTV

 

3. Qual a situação dos feridos?
Entre as pessoas que ficaram feridas, um homem de 55 anos, que mora no 22º andar, o último do prédio, sofreu duas paradas cardíacas e precisou ser intubado. Ele foi socorrido ao Hospital Municipal Doutor Mário Gatti.

O g1 tentou atualizar o estado de saúde do homem, mas a unidade médica disse que não pode informar.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) socorreu uma mulher de 26 anos, moradora do apartamento onde o incêndio começou. Ela foi levada para o Hospital Vera Cruz com bom quadro de saúde.

As outras duas pessoas socorridas por terem inalado fumaça foram socorridas aos hospitais Mário Gatti e Madre Theodora. Ambas tiveram quadros leves.

 

4. O que precisou ser interditado?
Após o incêndio, a Defesa Civil havia feito a interdição de nove apartamentos, mas, na manhã de segunda-feira, três foram liberados. Quatro imóveis no sexto andar, que foram atingidos pelo fogo, permanecem interditados.

As outras duas unidades que estão interditadas, por conta da fumaça e danos na parte elétrica, ficam no sétimo e oitavo andar. Dois elevadores e a área comum dos apartamentos afetados também estão bloqueados. Segundo a Defesa Civil, no entanto, a estrutura do prédio não foi afetada.

Os moradores desses imóveis estão autorizados a retornar ao local somente para pegar os pertences, mas ainda não podem permanecer nos locais.

A desinterdição só ocorrerá quando os proprietários providenciarem as readequações para garantir a segurança.

incendio-1.webp

Incêndio atingiu apartamentos em prédio no Centro de Campinas — Foto: g1

 

5. O que causou o incêndio?
O síndico do condomínio e outros moradores, inclusive do apartamento onde o fogo começou, disseram à Polícia Militar que o incêndio começou após um curto-circuito provocado por um secador de cabelo.

Apesar dos relatos, os bombeiros informaram que a perícia foi acionada para concluir quais foram as causas. Até a publicação desta reportagem, o laudo pericial ainda não havia sido divulgado.

 

6. Há direitos a serem reivindicados pelos moradores?
O advogado Cassio Ávila Ribeiro Júnior aconselha moradores que não possuem seguro residencial contra incêndios a procurarem um advogado de confiança para acompanhar as investigações do caso e, assim, reivindicar possíveis direitos.

"Nesses casos, vai ser muito importante essa pessoa buscar algum profissional, normalmente o advogado de confiança dela, para acompanhar agora o que vai ser o momento de apuração para entender melhor o que aconteceu. Não dá para saber ainda quem tem parte no quê. Portanto, me parece bastante prematuro para buscar o judiciário", disse.

 

7. Como agir ao perceber um incêndio como esse?
Tenente do Corpo de Bombeiros, Rafael Ribeiro Vieira deu dicas sobre como agir durante um incêndio como o que atingiu o prédio em Campinas. Veja abaixo:

• Mantenha a calma;
• Procure o primeiro equipamento de segurança contra incêndio, por exemplo, o extintor do andar ou o hidrante;
• Para quem não sabe operar o sistema, procure a escada ou saída de emergência;
• Nunca tente entrar no elevador;
• Se a fumaça entrou na parte de escada, volte ao apartamento e entre em contato com o 193.

 

 

Fonte: http://glo.bo/3IWtA4H

 

Informativo

Informe-se

Anuncie

Fornecedores
Telas e Painéis Digitais
(19) 98369-1664 - Comercial

Apoiamos

Image

Fale Conosco

Fone
(19) 99190-3970 - Portal

Horário
Segunda a Sexta
09:00 - 17:00 Horas 

E-mail:
portal@solucionasindico.com.br

Sugestões e Reclamações:
ouvidoria@solucionasindico.com.br

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Copyright © 2026 - Soluciona Síndico - Direitos Reservados