Fique atento aos principais erros que comprometem as instalações elétricas, pois o descuido no sistema desse setor importantíssimo de toda moradia pode gerar consequências terríveis.
Estima-se que mais de 500 pessoas morram no Brasil devido a choques elétricos. Dados da Associação Brasileira de Conscientização para os perigos da Eletricidade (Abracopel) mostram que, em 2015, houve 590 óbitos relacionados a choques elétricos no Brasil.
A maior parte dos acidentes ocorre em residências e a principal causa é a tentativa de economizar. Essa tentativa pode ocorrer de várias formas. Abaixo, listamos os principais erros que comprometem as instalações elétricas e que você deve evitar a todo custo.
6 erros que comprometem as instalações elétricas
1. Muita potência, apenas um disjuntor
Uma das formas de tentar economizar é usar apenas um disjuntor para a instalação de diferentes aparelhos de alta potência.
Por exemplo, instalar no mesmo disjuntor o chuveiro elétrico e o ar-condicionador. A chance de uma sobrecarga é alta, pois são 2 circuitos elétricos de alta voltagem instalados em um sistema que não tem condições de suportar tamanha potência.
A sobrecarga pode levar a uma situação ainda mais preocupante, um curto-circuito, capaz de gerar problemas seríssimos como incêndios.
O ideal é reservar um disjuntor para cada aparelho de grande potência.
2. Não instalar o Diferencial Residual (DR)
Outro dos erros que comprometem as instalações elétricas é não investir em um componente importante para garantir a segurança das pessoas que vivem ou trabalham no local da instalação elétrica: Diferencial Residual (DR).
O DR protege contra choques elétricos, principalmente em locais úmidos como banheiro e cozinha.
3. Compra de fios e cabos desbitolados
Essa é mais uma forma de tentar economizar dinheiro na manutenção de sistemas elétricos: investir em fios de eletricidade com preço inferior ao praticado do mercado.
Esses fios normalmente se tratam de cabeamento confeccionado fora do padrão ABNT, portanto, não regulamentado e com selos INMETRO falsificados.
Esse tipo de cabo pode aquecer os condutores. Isso gera perda de energia e aumento de despesas.
4. Uso excessivo de benjamins e extensões
Sem dúvida, benjamins e extensões facilitam a vida das pessoas por conectarem vários equipamentos em uma mesma tomada. No entanto, o uso exagerado dessa prática é danoso.
Cada tomada é projetada para suportar apenas uma corrente elétrica. Quando há vários equipamentos conectados, pode ocorrer uma sobrecarga.
O ideal é ter uma tomada para cada aparelho.
5. “Gatos” nas instalações elétricas
Um dos erros mais comuns e perigosos. Para dispensar a contratação de um profissional qualificado e a contratação de um serviço, o próprio proprietário do imóvel se encarrega de fazer ligações clandestinas, os famosos “gatos”.
No entanto, geralmente a pessoa não tem conhecimento técnico e coloca em risco não só sua vida, como das demais pessoas no seu entorno.
6. Profissionais sem qualificação
As pessoas dispostas a fazer “gatos” costumam ser as mesmas que não estão dispostas a contratar um engenheiro eletricista para fazer um projeto elétrico elaborado e que atenda perfeitamente às normas ABNT, mas, sim, pagar pelo menor preço, o preço típico do amadorismo.
Além de não haver garantias sobre a qualidade do trabalho, corre-se o risco de acidentes sérios que podem levar a grandes tragédias.
Não economize quando o assunto for um sistema elétrico. São fundamentais no nosso cotidiano, por isso, muito exigidos.
Sobrecargas podem ocorrer com mais frequência. É fundamental, portanto, investir em peças e profissionais de qualidade para evitar esses transtornos e garantir a segurança de toda a família.
Fonte: https://bit.ly/3koV30X
Fone
(19) 99190-3970 - Portal
Horário
Segunda a Sexta
09:00 - 17:00 Horas
E-mail:
portal@solucionasindico.com.br
Sugestões e Reclamações:
ouvidoria@solucionasindico.com.br