No dia a dia do síndico, imprevistos e acidentes podem acontecer das mais variadas formas e, para isso, síndico, gestão e demais funcionários devem seguir um protocolo pré-determinado para evitar maiores complicações, impedindo que o nervosismo e a urgência da situação tragam maiores prejuízos ao momento.
Mas como se prevenir o condomínio dos infortúnios? Primeiro, é preciso saber quais locais estão mais propícios a acidentes, como:
1. Piscinas
Nas piscinas, é necessário dois cuidados principais, com pisos e ralos. O piso ou revestimento ao redor da piscina deve ser próprio para áreas molhadas e anti-derrapante, que impedem crianças e adultos de escorregarem e caírem na região. Já os ralos devem ser antissucção e antiaprisionamento.
Também é importante sinalizar e orientar moradores para que os mesmos estejam sempre atentos nos momentos de lazer.
2. Elevadores
Indispensáveis nos condomínios, principalmente quando há torres altas e múltiplos andares, este item deve passar por manutenção anualmente, para garantir conforto e segurança aos condôminos.
3. Proteção em janelas, varandas e sacadas
A queda pode ocorrer não só com crianças, num momento de descuido, como também nos momentos em que moradores se arriscam de forma inadequada a limpar janelas, varandas e sacadas. O cuidado deve ser redobrado nesses momentos e a tela deve ser usada e também precisa de manutenção a cada 6 meses ou 1 ano.
Já para prestadores de serviços, é necessário se atentar aos EPIs e outros equipamentos de segurança.
Com as dicas e cuidados recomendados pelo Soluciona Síndico e uma gestão eficaz, alguns acidentes podem ser prevenidos nas áreas citadas. Não deixe de conferir outras dicas sobre o assunto no portal.