Conheça as melhores dicas para deixar a sua casa e a sua família protegida.
Você pode até não acreditar, mas invasores também têm preferências e manias na hora de entrar num imóvel ou escolhe-lo para tal. Por isso, você precisa conhecer alguns procedimentos básicos que irão te ajudar a evitar esse tipo de abordagem.
1) A primeira dica de ouro é a DIFICULDADE, ou seja, quanto mais o invasor tiver que trabalhar e quanto mais esforços e ferramentas forem necessárias, maior a chance dele desistir. Isso acontece porque a maioria deles possui em torno de 60 segundos para entrar e obstáculos que aumentem muito esse tempo tornam-se perigosos e desinteressante.
2) A segunda, e talvez a mais importante de todas, é a ILUMINAÇÃO. O invasor se sente muito menos atraído à invadir residências bem iluminadas. Portanto, é sempre bom investir em uma boa iluminação no quintal, garagem, portas de entrada, portões e até luzes que fiquem na frente da casa – com sensor de movimento. Essas luzes também são úteis nos jardins e corredores de acesso.
Vale ressaltar que se sua casa possuir portas laterais ou nos fundos, é indispensável uma boa iluminação nelas também. Utilize a iluminação para extinguir pontos escuros que possam servir de esconderijo para bandidos e para demonstrar presença na casa.
Se for possível, mantenha as lâmpadas fora de alcance e interruptores apenas na parte interna para que elas não sejam facilmente desligadas. E lembre-se que luzes acesas durante o dia significam ausência de pessoas. Por isso, é válido instalar sensores que ligam durante à noite e desligam ao amanhecer.
3) ATENÇÃO AOS GOLPES! Atualmente, muitos invasores aplicam golpes durante o dia, fazendo-se passar por técnicos ou prestadores de serviço e com isso, rendem os moradores. Instale um olho-mágico na porta da frente e sempre peça identificação (confirmada com o canal de serviço) antes de abrir a porta.
4) CUIDADO COM AS CHAVES! Jamais identifique suas chaves ou chaveiros com etiquetas que sinalizem de onde elas são. Além disso, nunca deixe uma chave extra escondida no quintal ou em qualquer parte externa da casa, mesmo em casos de emergência. É preferível entrega-la à um vizinho de confiança, familiar ou amigos próximos.
5) ATENÇÃO ÀS FECHADURAS! Certifique-se de que todas as fechaduras das portas e janelas funcionam bem e não estão fragilizadas pelo tempo e pelo uso. Dê preferência à fechaduras no formato tetra – que são mais resistentes e seguras. Outra dica importante é, se você está de mudança para uma casa ou apartamento novo, troque as fechaduras das portas que comunicam o interior da casa com a parte externa.
6) ATENÇÃO AOS OBJETOS! A maioria dos assaltantes está em busca de objetos pequenos e de alto valor, como: joias, dinheiro, celulares, notebooks, relógios, etc. Por isso, deixe-os sempre muito bem guardados ao sair de casa. Guarde também escadas ou outros utensílios que possam facilitar a entrada de pessoas nos andares superiores ou através dos muros.
Não deixe nada que possa obstruir a visibilidade de suas janelas, pois uma obstrução pode nos privar de detectar uma movimentação estranha. Esconda itens, como: equipamentos esportivos, churrasqueiras, bicicletas e aparelhos de jardinagem que possam chamar a atenção de invasores.
7. OBSTÁCULOS são sempre bem-vindos. Instale grades, cadeados de boa qualidade em portas, portões e janelas, e até mesmo obstáculos em cima dos muros. Mas certifique-se de que possam ser removidos em caso de fugas, incêndios e outras emergências. Vale lembrar que são apenas obstáculos que atrasam a entrada de invasores e dificultam sua ação.
E lembre-se de tomar cuidado com o ar-condicionado, ele deve ser instalado nas paredes e não nas janelas, para prevenir que não seja facilmente removido e se torne uma passagem para invasores.
8) Por fim, preste ATENÇÃO À ÁREA EXTERNA, pequenos detalhes podem fazer uma grande diferença! Corte os galhos que possam servir como acesso ao segundo andar da casa ou que estejam muito próximos dos muros, tranque sempre construções externas quando não estiverem em uso, como: salões, quartinhos, garagens e outros. E para portas deslizantes de vidro, instale pinos ou cabos de madeira afim de evitar que elas sejam forçadas.
9) Casas com ALARMES E SISTEMAS DE MONITORAMENTO desencorajam bandidos e promovem ações muito mais rápidas e efetivas em caso de invasões e reconhecimento das pessoas envolvidas. Além disso, representam um obstáculo ainda maior que os demais.
10) ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO, independente de seu tamanho, também são ótimos para desencorajar invasores. Isso porque eles sinalizam barulhos e a presença de pessoas estranhas.
Legal saber: A maioria das invasões residenciais ocorrem durante o dia, quando os proprietários estão no trabalho ou escola.
Fonte: http://bit.ly/3sGWVqf
Fone
(19) 99190-3970 - Portal
Horário
Segunda a Sexta
09:00 - 17:00 Horas
E-mail:
portal@solucionasindico.com.br
Sugestões e Reclamações:
ouvidoria@solucionasindico.com.br