Os mercados autônomos têm conquistado espaço em condomínios, oferecendo praticidade para os moradores. Porém, como qualquer estabelecimento comercial, eles também estão sujeitos a desafios como furtos.
Casos como o registrado recentemente em Araraquara, em que um morador utilizou o cadastro de outra pessoa para acessar o mercado, levantam dúvidas sobre segurança e responsabilidades nesse modelo de operação.
Mercados autônomos geralmente contam com sistemas avançados de monitoramento, como câmeras de alta definição, controle de acesso integrado aos cadastros dos moradores e alarmes. No entanto, brechas podem ocorrer, como o uso indevido de credenciais, ressaltando a importância de medidas complementares:
Se ocorrer um furto, o procedimento deve ser rápido e assertivo:
O condomínio não é diretamente responsável por furtos em mercados autônomos, salvo quando há falhas estruturais ou negligência no fornecimento de segurança básica. Em geral, a gestão do mercado e sua segurança são responsabilidades da empresa operadora. Porém, cabe ao condomínio garantir que o espaço físico seja adequado e seguro, assim como colaborar com as investigações quando necessário.
Os mercados autônomos são uma solução prática, mas é fundamental investir em segurança e educação para reduzir riscos. Em casos de furtos, ações rápidas e a colaboração entre moradores, administradores e operadores são essenciais para proteger o bem-estar da comunidade e a continuidade do serviço.
Fone
(19) 99190-3970 - Portal
Horário
Segunda a Sexta
09:00 - 17:00 Horas
E-mail:
portal@solucionasindico.com.br
Sugestões e Reclamações:
ouvidoria@solucionasindico.com.br