Diariamente, deparamo-nos com notícias de incêndios em prédios e condomínios, principalmente construções mais antigas e que mantém seus documentos e também suas manutenções de maneira inadequada, gerando a insegurança dos condôminos e das pessoas e construções ao seu redor, além de impedir a cobertura da seguradora.
É necessário, portanto, o planejamento adequado das vistorias anuais, para que os itens obrigatórios para a segurança não sejam negligenciados, além da obtenção e renovação do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).
A seguir, reunimos as principais coisas que você deve saber e fazer para garantir a segurança e as normas necessárias no que diz respeito a incêndios.
1) O que é o AVCB?
O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros é um laudo técnico que visa validar a segurança contra incêndios do condomínio e garantir que o mesmo se encontre preparado para agir da melhor maneira diante das adversidades.
2) Por que devo ter este documento?
Além da responsabilidade civil e criminal do síndico e da possibilidade de multas, o documento garante a tranquilidade dos moradores, o prêmio da seguradora em caso de acidentes e a valorização do imóvel.
3) Como me organizar para a vistoria?
- Pesquise as etapas do processo;
- Faça um checklist das instalações do condomínio para se certificar das falhas e dos itens de segurança necessários;
- Atente-se a documentação exigida;
- Faça o planejamento financeiro adequado e leve as questões aos moradores, a partir das assembleias;
- Contrate uma empresa especializada para prestar auxílio ao síndico e realizar uma pré-vistoria, caso necessário;
- Atente-se aos prazos, validades e renovações;
- Entre em contato com o Corpo de Bombeiros e dê início ao processo.
4) Qual a validade do AVCB?
O prazo de validade da vistoria varia de estado para estado, mas geralmente pode ser renovada todos os anos (quando o condomínio não preenche todos os requisitos, sendo consequentemente mais cara) ou em até 5 anos.
5) Prédios e condomínios antigos também são obrigados a ter o AVCB?
Alguns imóveis, por não possuirem a infraestrutura necessária para as diretrizes atuais, podem ser isentos de algumas condições, desde que apresentem as normas de segurança de quando foram construídas, a fim de garantir o laudo aprovado pelo Corpo de Bombeiros. Porém, cada caso é um caso, sendo imprescindível consultar o Corpo de Bombeiros da sua região.
Com os passos descritos acima, você garante a segurança e a tranquilidade no seu condomínio, além de evitar tragédias e problemas futuros de maneira eficiente.
Escrito por:
Dayene Gonçalves
Estagiária de Jornalismo