Durante os últimos meses, tornou-se corriqueiro nas cidades de todo o Brasil diversos prejuízo causados pelas chuvas intensas, seja problemas como árvores caídas, acidentes, alagamentos e enxurradas. Apesar da falta de previsibilidade em relação à alguns aspectos, é importante estar atento ao maior número de possibilidades que possam acarretar em transtornos para os cidadãos, incluindo os moradores de condomínio.
Para isso, avisos da Defesa Civil e possíveis alertas divulgados pelos órgãos públicos são essenciais e não devem ser ignorados, principalmente os que tratam de possíveis tempestades nas cidades da região. Tais eventos são sempre divulgados por meio dos veículos de telecomunicação dos órgãos responsáveis e também na mídia tradicional,
Outra vantagem sobre a atenção aos eventos metereológica mais graves é o drible de prejuízos como curto-circuitos, acidentes envolvendo raios e outros problemas que possam ser evitados pelos moradores, auxiliando na segurança e bem-estar dos mesmos.
Mas, apesar dos esforços, a natureza nem sempre colabora, como é o caso das quedas de árvores. Em dezembro, um morador de Campinas morreu após ter o carro atingido por uma árvore gigante no Bosque dos Jequitibás. A fatalidade ocorreu após o grande volume de água e os ventos fortes causarem a queda da figueira branca de 35 metros de altura.
Só durante o período de 20 de dezembro a 6 de janeiro, a Secretaria de Serviços Públicos registrou 76 quedas de árvore na região metropolitana de Campinas e, segundo o secretário responsável, o motivo está relacionado não só aos fatores meteorológicos, como a falta de planejamento e a idade da arborização das cidades, culminando em acidentes.
Por isso, condomínios e demais moradores devem se atentar a espécimes com forças e outros problemas, além de suspeitas de quedas. São medidas que podem evitar situações comprometedoras as podas da copa, que tiram o peso excessivo das árvores e a retirada de exemplares podres e doentes.
Nos condomínios, tais responsabilidades ficam no encargo da gestão e de síndicos. Já se tratando de árvores que se encontram na rua, a população pode entrar em contato no número 156, na região de Campinas. Em outras cidades, é necessário entrar em contato com a prefeitura responsável.
https://www.sindiconet.com.br/informese/poda-de-arvore-manutencao-jardins
Fone
(19) 99190-3970 - Portal
Horário
Segunda a Sexta
09:00 - 17:00 Horas
E-mail:
portal@solucionasindico.com.br
Sugestões e Reclamações:
ouvidoria@solucionasindico.com.br