Além de cartão de visitas, rosto amigo, controlador de acesso e assegurador do condomínio, o papel do porteiro vai muito além das “portas”.
De acordo com a convenção do Sindicato dos Empregados de Edifícios Comerciais e Residenciais de São Paulo, o trabalho do porteiro consiste em:
Parágrafo Segundo - Porteiro ou Vigia (diurno e noturno) é o empregado que executa os serviços de portaria, tais como:
a) Receber e distribuir a correspondência destinada aos condôminos ou inquilinos;
b) Transmitir e cumprir as ordens do zelador;
c) Fiscalizar a entrada e saída de pessoas;
d) Zelar pela ordem e respeito entre os usuários e ocupantes de unidades autônomas;
e) Dar conhecimento ao zelador de todas as reclamações que ocorrerem durante a sua jornada.
Porém, mais do que isso, para exercer a profissão de maneira adequada, é necessário que o profissional exerça algumas qualidades durante o período de trabalho, como simpatia, educação e postura adequada.
Dentro destas características, há outras atitudes que são englobadas, como discrição e bom senso, ou seja, evitando conversas desnecessárias, fofocas e invasão de privacidade dos moradores.
O porteiro também deve ter atenção e uma certa memória fotográfica, para identificar visitantes recorrentes e facilitar seu trabalho no dia-a-dia e também ter uma boa comunicação, de forma clara e coesa, a fim de informar devidamente visitantes, moradores e prestadores de serviço, além de outras informações pertinentes.
Atualmente, o síndico ou a gestão do condomínio também podem optar por portarias eletrônicas e outros serviços que auxiliam o controle do acesso, mas tomando sempre os devidos cuidados com câmeras e outras ocorrências. A tecnologia deve estar sempre alinhada à perspicácia humana, a fim de garantir a devida segurança dentro e fora do condomínio.
Fontes: https://blog.megavig.com.br/quais-sao-os-requisitos-essenciais-para-um-porteiro-na-atualidade/
Fone
(19) 99190-3970 - Portal
Horário
Segunda a Sexta
09:00 - 17:00 Horas
E-mail:
portal@solucionasindico.com.br
Sugestões e Reclamações:
ouvidoria@solucionasindico.com.br