Fim de ano, reuniões familiares, natal, alegria, presentes e muita festa marcam o mês de dezembro no Brasil e no mundo. Mas também, uma das épocas mais preocupantes e com mais acidentes, envolvendo inclusive, os amados fogos de artifício.
Apesar de permitido pelo decreto 3.665, outorgado em 20 de novembro de 2000, a fiscalização sob a venda do produto ainda é falha, ocasionando em artefatos mal armazenados e que colocam em risco a vida de comerciantes e consumidores.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), os acidentes causados por fogos de artifício aumentam 30% todos os anos. Dos encaminhados para o hospital, os principais afetados são homens de 15 a 50 anos e crianças de 4 a 14 anos, dos quais 70% sofre queimaduras pelo corpo, 20% sofrem com cortes e 10% dos casos acabam em amputação.
É então considerado ideal a não utilização dos produtos, que por levarem pólvora na composição, colocam em risco a vida de todos. Além disso, principalmente nesta época do ano, muitos animais de estimação sofrem com o estresse provocado pelo barulho, podendo ocasionar até ao óbito do bichinho. Outras espécies silvestres também acabam sendo afetadas, como passarinhos e pequenos mamíferos, atrapalhando o ecossistema.
E, por último, mas não menos importante, o barulho pode ser de grande incômodo para diversos moradores, inclusive bebês, crianças e idosos, os principais afetados pelos fogos de artifício. A inalação da fumaça gerada pelo produto também auxilia na ocorrência de síndromes e paradas respiratórias, que podem ser agravadas devido à pandemia do COVID-19, além de paradas cardíacas pelo barulho e o estresse das festividades.
O uso ainda pode cegar e ensurdecer, mesmo que temporariamente, os envolvidos e causando consequências muitas vezes irreversíveis.
O uso dos fogos de artifício é considerado proibido, principalmente em janelas, varandas e sacadas, devido à alta possibilidade de acidentes. Áreas comuns também devem ser evitadas e todas as recomendações devem ser discutidas durante assembleia, além da orientação de todos os moradores, inclusive para possíveis acidentes, explosões e incêndios. Seguindo as dicas do Soluciona Síndico, dezembro pode ser um mês muito tranquilo, com paz, segurança e alegria.
https://advogadocondominial.com.br/fogos-artificio-condominio/
Fone
(19) 99190-3970 - Portal
Horário
Segunda a Sexta
09:00 - 17:00 Horas
E-mail:
portal@solucionasindico.com.br
Sugestões e Reclamações:
ouvidoria@solucionasindico.com.br