Manter o planejamento financeiro de um condomínio é uma tarefa difícil e cheia de responsabilidades, mas que não precisa ser tão complicada.
Confira as dicas da Soluciona Síndico para uma gestão financeira de sucesso:
1. Tenha um planejamento financeiro
O planejamento financeiro, nada mais é do que o registro das entradas e saídas, essencial para o controle do quanto o condomínio recebe e do quanto gasta. Registrar esses números auxiliam o trabalho do síndico para uma boa gestão e também uma previsão de gastos, na qual os riscos de crises passam a ser mais baixos e também possibilita o planejamento do investimento de novos recursos, trazendo mais conforto para os condôminos e valor agregado para o condomínio.
2. Faça o controle de fluxo de caixa
Faça planilhas e anote todos os números: entradas, saídas e investimentos. Guarde e organize recibos e notas fiscais de tudo, lembrando descansar ou tirar uma cópia das mesmas, que tendem a apagar com o tempo. Separe as saídas em fixas e variáveis, a fim de atingir uma melhor previsão de gastos.
3. Organize as ações do condomínio em um calendário
Ao salvar todas as datas importantes, o condomínio não precisa lidar com surpresas. Anote datas de manutenções, impostos e taxas e outras possíveis ações a serem realizadas, inclusive eventos como festas e comemorações oferecidas aos moradores (carnaval, festa junina, etc.), evitando surpresas.
4. Esboce sempre planos para o controle de gastos
O síndico ou administrador responsável pelo planejamento financeiro deve estar ciente de todos os gastos do condomínio e demais adversidades que possam acontecer. Portanto, sempre pense a frente, estudando possibilidades para cortar gastos. Assim, o condomínio consegue gastar menos do que deve e sobra dinheiro para outros investimentos.
5. Guarde dinheiro
Assim como nas nossas finanças pessoais, um condomínio também deve guardar e ter um fundo de emergência, construindo uma segurança financeira e, portanto, impedindo que imprevistos estraguem com todo o seu planejamento. Caso o seu condomínio ainda não tenha um fundo de reserva, leve a pauta para a assembleia e discuta o assunto com os moradores, apontando as vantagens do mesmo.
6. Controle os devedores
A inadimplência é um problema muito sério, porém comum na maioria dos imóveis. Faça um levantamento dos inadimplentes e um plano de ação para que o número de devedores não aumente. Tenha sempre uma previsão do “prejuízo” que eles possam causar.
7. Defina prioridades
Não adianta apagar vários incêndios de uma vez só. Mais uma vez: planeje-se. Analise sempre todos os problemas a serem resolvidos no condomínio e os classifique por grau de urgência. Dessa forma, a chance de dar tudo certo é muito maior e o trabalho do síndico, mais tranquilo.
Seguindo os passos acima, a gestão financeira fica muito mais fácil e eficiente, sem surpresas.
Escrito por:
Dayene Gonçalves
Estagiária de Jornalismo
Fone
(19) 99190-3970 - Portal
Horário
Segunda a Sexta
09:00 - 17:00 Horas
E-mail:
portal@solucionasindico.com.br
Sugestões e Reclamações:
ouvidoria@solucionasindico.com.br