Uma caixa d’água de 10 metros de altura caiu e se rompeu dentro de um condomínio, no bairro Novo Cosmópolis, por volta do meio-dia nesta quarta-feira (30), em Cosmópolis (SP). Ninguém ficou ferido.
De acordo com moradores, o item de armazenamento de água apresentava sinais de ferrugem e não recebia manutenção desde a inauguração, realizada há oito anos por um programa habitacional criado pelo Governo Federal.
Em nota, a prefeitura do município informou que esteve no condomínio para realizar a inspeção, o isolamento do local e as notificações necessárias sobre o caso. Segundo a Defesa Civil, a caixa d’água não apresentava a estrutura correta para atender os prédios.
O sistema de água já foi reestabelecido pelo Departamento de Água e Esgoto (DAE) que atende a cidade, e realizou uma adaptação na rede para que os moradores não fossem prejudicados.
Caixa d'água se rompe em condomínio de Cosmópolis (Foto Reprodução/EPTV)
Manutenção necessária no condomínio
Para evitar acidentes do tipo e garantir a segurança e o bem-estar dos moradores, o Soluciona Síndico reuniu algumas dicas:
1. Faça e siga um plano de manutenção do condomínio
Realize uma programação das manutenções necessárias a curto, médio e longo prazo. Detalhe as ações necessárias diárias, semanais, quinzenais e mensais para uma visão mais completa. Leve o planejamento para as assembleias e defina as prioridades.
2. Estude e fiscalize a estrutura das edificações do condomínio
Nem sempre as obras e as estruturas são seguras e realizadas corretamente pelas consultoras. Cabe ao síndico fiscalizar itens como vigas de sustentação, paredes, escadas, área de estacionamento, estrutura do elevador e outras áreas comuns do local, sempre com determinada periodicidade, a depender da idade da construção.
3. Faça a manutenção dos elevadores e instalações elétricas
Indispensável para o deslocamento e a acessibilidade no condomínio, além de conforto e segurança, os elevadores e sistemas elétricos não podem ficar de fora da manutenção, gerando também economia.
4. Efetue a manutenção das instalações de gás
Com o aumento do uso de gás encanado nos condomínios, a possibilidade de vazamento nas instalações também aumenta. A orientação de moradores pode auxiliar no trabalho de reconhecimento de falhas e possíveis problemas.
5. Realize a manutenção e a limpeza de caixas d’água
Além da limpeza periódica das caixas d’água para o consumo dos moradores, a inspeção de sinais de ferrugens, rachaduras e outras possíveis avarias é essencial para assegurar os condôminos.
6. Inspecione os para-raios
É necessário seguir as recomendações do regulamento de Proteção Contra Descarga Atmosférica (SPDA), da NBR 5.419 de 2005.
7. Monitore portões e sistemas de segurança
Necessário para o funcionamento de sistemas, interfones, câmeras e alarmes, a manutenção e a comunicação com a empresa responsável é imprescindível para assegurar o condomínio.