Demanda crescente por carros elétricos força mudanças nos condomínios.

Demanda crescente por carros elétricos força mudanças nos condomínios.

Apesar de ainda tímida no Brasil, a mobilidade elétrica é uma tendência promissora. Prova disso é o significativo aumento nas vendas dos carros elétricos no primeiro semestre deste ano, que superou as expectativas e contrariou o mercado geral.

De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), foram 221% a mais comparado ao mesmo período do ano passado. Mas, as mudanças não acontecem só nas ruas, os ambientes residenciais também precisam de adaptar a esse novo jeito de locomoção.

A demanda pelos carros elétricos é, sem dúvidas, impulsionada pela ideia de sustentabilidade. Utilizar energia renovável e não poluente é o foco de discussões em torno do mundo. No entanto, um outro quesito puxa esse mercado: a praticidade. Poder reabastecer o veículo no conforto e na segurança do lar é o que tem atraído novos adeptos dessa modalidade de carros. Contudo, os condomínios residenciais ainda estão muito aquém dessa tendência e os proprietários dos híbridos e elétricos sofrem alguns impasses.

Quem explica essa problemática é Eduardo Nobre, engenheiro eletricista e proprietário da FiveStars.

“Muitos condomínios permitem que o condômino instale o seu carregador desde que o sistema seja ligado diretamente no medidor de energia do apartamento. Que, dependendo da localização desse medidor e da vaga de garagem, isso significará implantar cabeamentos longos, com material e tempo de serviço excessivos para beneficiar somente uma família.” Além disso, o engenheiro destaca que a infraestrutura existente nos edifícios não foi projetada para isso e o que se vê são adaptações e instalações inseguras. 

 


Para o eletricista, a solução, então, é investir nos carregadores de uso coletivo.

“Estes equipamentos permitem uma instalação simples e centralizada e amplia a possibilidade de uso a todos os proprietários de carros elétricos”, explicou. Os carregadores são pequenos, do estilo home charger, e por isso ainda tem a vantagem de ocupar pouco espaço.

Ele também fala sobre os encargos financeiros:

“É muito vantajoso em termos econômicos, porque o custo da instalação pode ser diluído no valor do condomínio entre todos os moradores, sem gerar prejuízos, e posteriormente somente quem usar o carregador vai pagar pelo serviço. Atualmente já contamos com sistemas inteligentes ativados por um cartão-chave individual que ao final do mês gera um extrato de valores a serem pagos.”


Eduardo cita como exemplo os carregadores Efacec, modelos que ele mesmo já instalou em condomínios e empresas mineiras e que disputam mercado com carregadores dos principais fabricantes de equipamentos elétricos, como Schneider e WEG, por exemplo.

 

 

 

 

 

Fonte: https://bit.ly/30EHMua

 

Informativo

Informe-se

Anuncie

Fornecedores
Telas e Painéis Digitais
(19) 98369-1664 - Comercial

Apoiamos

Image

Fale Conosco

Fone
(19) 99190-3970 - Portal

Horário
Segunda a Sexta
09:00 - 17:00 Horas 

E-mail:
portal@solucionasindico.com.br

Sugestões e Reclamações:
ouvidoria@solucionasindico.com.br

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Copyright © 2025 - Soluciona Síndico - Direitos Reservados